A Escola Técnica do SUS completa 7 anos nesta sexta-feira (02). Para comemorar a data, será realizada a aula inaugural do Curso de Aperfeioçamento em Maternidade. A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins participa do evento, que começa a partir das 8h. A ETSUS ministra cursos técnicos subseqüentes e de capacitação profissional na área de saúde na capital e municípios piauienses. Ao longo desse tempo, a Escola já formou 8.379 profissionais.
Instalada em 02 de março de 2005, a ETSUS segue um dos maiores pilares do desenvolvimento do país, que é a educação e qualificação de profissionais. Instalada no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, zona sul de Teresina, a Escola trabalha em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação, ampliando equalificando a quantidade de cursos oferecidos.
“Essa parceria busca fortalecere ampliar a quantidade de cursos oferecidos pela instituição, pois melhora aqualidade técnica dos profissionais de acordo com as necessidades do SUS”.Explica a coordenadora, Maria Alzenir Gomes.
Na atual gestão, somente na capital foram concluídos dois cursos técnicos, um de Radilogia ,formando 70 alunos em julho de 2011, e outro técnico em Vigilância emSaúde, que formou 60 alunos em agosto do mesmo ano, sendo que esse cursose estendeu para os municípios de Floriano (27 alunos), Picos (26 alunos) e Parnaíba(22 alunos). Além desses, mais de 400 servidores participaram do curso de aperfeiçoamento em maternidade e 142 servidores do Hemopi participaram de um aperfeiçoamento em hemoterapia.
Atualmente, a Escola oferece o curso técnico em Saúde bucal, e técnico em Enfermagem. Esse último de forma descentralizada, ou seja, 1.200 alunos distribuídos em 30 turmas.