Na última quinta-feira (01) o Hospital Getúlio Vargas (HGV)  realizou mais um transplante de rim com doador vivo. A receptora foi uma mulher de 32 anos, que sofria de insuficiência renal crônica e fazia hemodiálise no Hospital há dois anos. O doador foi o irmão dela de 46 anos.

A equipe responsável pelo procedimento, que demorou quatro horas, foi coordenada pela chefe do Serviço de Nefrologia e de Transplantes do HGV, Celina Castelo Branco,  e composta por uma junta formada pelos médicos especialistas Gonçalo Vilarinho, Alesse Ribeiro), Renato Duarte e Pedro Café); além de uma equipe de enfermagem.

“O Hospital possui hoje uma equipe multidisciplinar  qualificada e conta com estrutura adequada para realizar esse procedimento tão importante; pois o transplante de rim oferece aos pacientes em diálise  uma maior independência e melhor qualidade de vida”, explica o diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão.

Em agosto de 2009, o Hospital recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde (MS) para realizar transplantes renais e uma equipe de profissionais foi enviada ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, para realizar treinamento.