Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Escola do SUS é referência em cursos de capacitação profissional
Nos sete anos de existência já formou 8.379 profissionais
O Piauí possui uma das melhores escolas especializadas em ministrar cursos técnicos subseqüentes e de capacitação profissional na área de saúde. Trata-se da Escola Técnica do SUS (ETSUS), que nesta sexta -feira (02) completa 07 anos de criação. A data foi comemorada com a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Maternidade, voltado para técnicos e auxiliares em Enfermagem. A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, e o secretário de Educação, Atila Lira, participaram do evento.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a escola funciona no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Monsenhor José Luis Barbosa Cortez (Premen-Sul). Nos sete anos de existência já formou 8.379 profissionais. Atualmente estão sendo ministrados os cursos de Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Enfermagem, além de três novas turmas de Aperfeiçoamento em Maternidade.
“Essa parceria com a Seduc está dando certo e vai dá muito mais. O que nós estamos precisando neste momento é de nos orgulhar mais dessa escola. Espalhar para todos que ela existe e tem grande importância para a sociedade. Estamos no caminho certo. A educação profissional é a grande saída para nosso Brasil”, disse a secretária Lilian Martins.
Para Átila Lira, o SUS contribuiu para modernizar a escola. “Esta escola possui 30 anos. Eu fui o secretário que a colocou em funcionamento, depois ela foi modelada para receber cursos da área de saúde. O SUS veio para dinamizar”, afirmou o secretário de educação.
Para o segundo semestre deste ano, a ETSUS prevê a oferta dos cursos de Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Vigilância em Saúde e Curso de Agente de Combate às Endemias, bem como a capacitação pós-técnica em mamógrafos para Técnicos em Radiologia.
REFORMA
A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Elizete Miranda, disse que a escola avançou muito, principalmente em ensino aprendizagem. “Este ano nós aprovamos 40 alunos no vestibular”, destaca.
O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde passa por uma intensa reforma. O local ganhará novos laboratórios de Radiologia, Nutrição, Ciência e Informática. Está sendo finalizado um moderno auditório e um refeitório.