Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Quero deixar a saúde com uma avaliação bem melhor, diz Lilian Martins sobre IDSUS
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 os municípios, regiões, estados e o país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde
A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, comentou nessa sexta-feira (02), durante a solenidade em comemoração aos 7 anos da Escola Técnica do SUS, a divulgação do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. O Piauí ficou em 15º lugar com média de 5,34. A melhor nota ficou com Santa Catarina (6,29).
“Nosso desempenho foi regular. Poderíamos estar bem melhor. É um índice novo e que tomou como base os anos de 2008, 2009 e 2010. A minha gestão só será avaliada em 2014, quando eles terão como base os anos de 2011, 2012 e 2013”, destaca a gestora.
Lilian Martins ressalta que quer encerrar sua gestão com um índice bem melhor. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a nossa saúde. Ampliar o acesso e a qualidade no atendimento das necessidades da população. Na próxima avaliação o bom desempenho da Saúde no IDSUS será apenas uma consequência do que estamos fazendo hoje: que é garantir o acesso da população aos serviços em tempo oportuno e de forma efetiva", destaca, acrescentando que o desempenho do Piauí frente ao país não foi tão ruim.
O IDSUS avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.
O índice avalia com pontuação de 0 a 10 os municípios, regiões, estados e o país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde.
Por Hérlon Moraes