Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi comemora Dia Internacional da Mulher com bate-papo sobre saúde
De forma bastante descontraída, diretoras e coordenadoras falaram de vários temas
A Secretaria de Estado da Saúde comemorou o Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira (08) de uma forma diferente: ao invés de apenas ganhar homenagens, as servidoras da Sesapi tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre vários assuntos ligados à saúde da mulher. No comando do bate-papo, a secretaria Lilian Martins; a superintendente e a diretora de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé e Telma Evangelista.
De forma bastante descontraída, diretoras e coordenadoras falaram de vários temas, como Câncer de Mama, DSTs, alimentação, tabagismo e a violência. Na abertura, Lilian Martins destacou a importância da mulher na sociedade em geral e aproveitou para pedir mais empenho do sexo feminino nas áreas da política e da saúde. “Os homens são fortes somente no porte físico”, brincou a secretária.
“Mas em todas as áreas estamos mostrando nosso potencial, na Assembleia Legislativa, na Camara Federal, e em outras áreas, embora os percentuais femininos ainda sejam poucos, mesmo assim essas conquistas já mostram que estamos dispostas a lutar de igual para igual, prova disso é a nossa Dilma Rouseff que preside este país e mostra que veio para dar uma melhora nos indicativos sociais. Queremos que cada mulher desse estado cuide melhor da sua própria saúde e possa está bem para cumprir suas tarefas na vida pessoal e profissional”, destacou.
Telma Evangelista, diretora de Atenção a Saúde, alertou sobre os cuidados básicos que toda mulher deve ter para uma vida mais saudável. “Espero que cada servidora aqui esteja se vacinando, visitando seu médico e fazendo seus exames periodicamente. Esta oportunidade serve para nos homenagear, nos conhecermos um pouco mais e principalmente de levar a nós e nossas famílias os cuidados que devemos ter desde a nossa alimentação até exames de mama”, frisou.
A AIDS e o câncer de mama e colo do útero foram os temas mais abordados. A coordenadora da DST/AIDS, Karina Amorim, alertou que a AIDS está crescendo entre as mulheres. "Hoje os casos jã são de 1 pra 1 em relação aos homens", comentou, destacando também o crescimento da doença entre os jovens.
Já sobre o câncer, a gerente de Atenção a Saúde da Mulher, Alzenir Moura Fé, informou que a prevenção é a melhor saída para evitar a doença. "É importante anualmente fazer exames preventivos. Quanto ao câncer de mama, a nossa secretaria está investindo para facilitar o acesso a essa prevenção, que é a implantação dos mamógrafos móveis.
"Eu vivi essa doença e hoje estou aqui curada. Por isso, é sempre bom fazer os exames de prevenção. São medidas simples que nos ajudam a evitar muitas doenças", disse a chefe de gabinete da Sesapi, Silvana Castro, que já foi vítima de câncer no colo do útero.
Sobre o tabagismo, a secretaria Lilian Martins afirmou que vai baixar uma portaria proibindo a partir do próximo semestre, o consumo de cigarro nas dependências da Sesapi. "Não vão fazer por mal, mas pelo bem da nossa saúde", disse a secretária.
Após o bate-papo, as mulheres participaram de um café da manhã.
Por Adrianno Magno