Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi finaliza relatório de cobertura vacinal esta semana
Até o fim desta semana, o SIAPI estará totalizando o percentual de cobertura atingido pelas cidades piauiense em 2011
Nos últimos anos o sucesso das campanhas de vacinação do Estado se deve ao Sistema de Avaliação do Programa de Imunização (SIAPI), gerenciado pela coordenadoria estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). É através deste programa que a Sesapi mantém o controle das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis, tais como a poliomielite (paralisia infantil), sarampo, difteria, tétano, coqueluche, tuberculose e outras, mediante a imunização sistemática da população.
Segundo Doralice Lopes, coordenadora estadual de Imunização, até o fim desta semana, o SIAPI estará totalizando o percentual de cobertura atingido pelas cidades piauiense em 2011 e a partir do resultado final, a coordenadoria montará novas estratégias para as campanhas vacinais deste ano.
“Através desse sistema é possível saber onde devemos atuar com mais intensidade, além de saber se uma certa doença está perto de ser erradicada ou não, por isso ainda esta semana montaremos um cronograma com o resultado final da cobertura realizada no ano passado e ai sim, saberemos como atuar nas nossas próximas campanhas”, explica a coordenadora.
Dentre as ações já iniciadas este ano pela coordenadoria de Imunização da Sesapi, Doralice aponta as capacitações dos profissionais das regionais, reuniões sobre campanhas anuais e o próprio relatório do SIAPI que está sendo finalizado para dar um suporte melhor durante as dezenas de campanhas que serão realizadas na capital e nos municípios.
Desde o inicio do ano Doralice afirma que uma média de 150 profissionais de saúde das regionais já foram capacitados. “As cidades de Barras e Picos, por exemplo, já receberam treinamentos dos nossos técnicos. Esses treinamentos capacitam técnicos de vacina e enfermeiros, melhorando assim conseqüentemente o atendimento a população”, destaca.
A próxima cidade a receber treinamento será São João do Piauí, que levará a cerca de 40 profissionais para uma capacitação em sala de vacinas. Já para o mês de abril, Doralice adianta que estão programadas reuniões sobre o Dia D contra a Influenza, que terá inicio no dia 5 de maio e se estenderá até o dia 25 do mesmo mês.
“Esta é uma ação que o Estado sempre conseguiu resultados positivos, por isso que os nossos trabalhos começam desde cedo e, neste ano não será diferente, queremos mais uma vez levar toda a estrutura necessária para atender nossa população”, frisa.
Por Adriano Magno