Para garantir a adequada gestão do sistema estadual de saúde, a IV Regional de Saúde realizou um planejamento participativo, com ações prioritárias para este semestre. O projeto “Promoção da Saúde Itinerante” visa possibilitar a aproximação da comunidade residente nos 31 municípios que formam a regional, uma população de, aproximadamente, um milhão de piauienses.
 
Com esse projeto, é possível permitir a ilustração de aspectos relacionados às principais endemias existentes no Estado, através de palestras, demonstração de material e técnicas utilizadas pelos profissionais que atuam no controle e combate das endemias. “Espera-se que, com isso, a Regional forme parceira na organização dos sistemas de saúde locais, oferecendo à população a oportunidade de ter contato direto com a realidade de doenças cotidianas”, comenta o coordenador da regional, Vinícius Oliveira.
 
A IV Regional de Saúde do Piauí atua no território de desenvolvimento Entre-Rios, que, de acordo com o IBGE, possui 37,42% da população do Piauí, sendo que mais de 90% é coberto pela Estratégia Saúde da Família.  A equipe da Regional também conta com técnicos de quatro laboratórios: Malária e Doença de Chagas, Dengue, Entomologia e Esquistossomose, que estabelecem um cronograma previamente estabelecido junto à Estratégia Saúde da Família.
 

Por Flalrreta Alves