Com o objetivo de esclarecer  à comunidade acadêmica sobre o novo modelo de elaboração de projeto de desenvolvimento da pesquisa em humano, a Maternidade Dona Evangelina Rosa promoveu nesta quarta-feira (14) palestra ministrada pela pesquisadora da Facid, Nayana Machado, com o tema “Plataforma Brasil”.  O objetivo  é fortalecer a maternidade como hospital de Pesquisa e Ensino.

O novo modelo de elaboração e construção em pesquisa vai facilitar a publicação de estudos na área de saúde. Desde janeiro de 2012  o cadastro para divulgação de pesquisas é  feito on-line, através do site www.saude.br/plataformabrasil

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é aberta para as instituições de ensino público e privadas voltadas para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino. Todas as quartas-feiras acontecem reuniões científicas ministradas por professores, onde são apresentados temas pertinentes à rotina da maternidade e atualizações científicas. Participam das reuniões o Comitê de Ética em Pesquisa da Facid, o Comitê de Ética da Maternidade Dona Evangelina Rosa, professores, acadêmicos de várias áreas da saúde, além de médicos residentes.

De acordo com a apoiadora institucional do Ministério da Saúde, Clara Maria Noleto, as reuniões são importantes para compartilhar conhecimentos e experiências entre alunos, professores e profissionais de saúde em modo geral. “É um momento de debate em que podemos discutir a rotina da Evangelina Rosa e promover pesquisas de acordo com a nossa realidade”, declara.

Por Caroline Durães