Com o objetivo de realizar as ações de vigilância em saúde no combate e controle da dengue, ações da vigilância epidemiológica, programas de imunização, entre outras, a 1ª Coordenação Regional de Saúde vem intensificando as visitas de supervisão nos municípios da região.
Desde o início do ano as equipes estão realizando as visitas de forma sistemática, seguindo um calendário de programação elaborado pela coordenação e equipe técnica.
De acordo com o coordenador regional, Carlos Vinícius, essas medidas visam a melhoria dos indicadores de saúde nos municípios da Planície Litorânea e, consequentemente, nos indicadores de saúde no nível estadual.
“As visitas de supervisão tem detectado muitos problemas junto aos municípios, como, por exemplo, a necessidade de capacitação nos recursos humanos; falta de equipamentos necessários para a execução das ações e planejamento das ações. Mas, nós da Regional e a Secretaria de Estado da Saúde estamos nos mobilizando para, no menor intervalo de tempo, solucionar essas necessidades”, ressaltou o coordenador.
Ainda segundo Carlos Vinícius, a Regional irá emitir um relatório para os gestores dos municípios no final deste primeiro trimestre, descrevendo todos os problemas encontrados, bem como para a Sesapi, para que tome ciência dos problemas e necessidades desses municípios.
“O compromisso dos gestores e secretários de saúde é fundamental para a resolução dessas observações detectadas, com a finalidade de não serem penalizados pelo Ministério da Saúde, com o cancelamento dos recursos, em que o maior prejudicado será a população,” finalizou o coordenador.
Por Adrianno Magno