Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
SAMU ganha mais agilidade com implantação do SGO
O novo programa possibilitará uma melhor finalização nos relatórios e mais eficiência no socorro
Moradores de Teresina e mais 45 municípios, que precisarem de atendimento do Samu, através das viaturas de resgate, serão atendidos com maior rapidez e agilidade. Isso graças a instalação do Sistema de Gestão de Ocorrência (SGO), que está sendo apresentado a 30 profissionais que atuam na Central de Regulação Estadual.
O SGO foi desenvolvido pela Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater), e cedido para o SAMU através de um termo de cooperação técnica com a Secretária de Estado da Saúde.
A primeira capacitação aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), na Sala de treinamentos da Central e contou com a presença da coordenadora estadual do Samu, Christianne Leal, do diretor da Prodater, Patrick Silveira, dos técnicos e dos radio operadores e dos telefonistas que receberão o primeiro treinamento.
Segundo Cristianne Leal, o novo programa possibilitará uma melhor finalização nos relatórios e mais eficiência no socorro aos pacientes. “Todas as chamadas de ocorrências serão atendidas pela central de regulação, e aquilo que antes era monitorado pelo papel, a partir de agora nossos profissionais estarão preparados para notificar tudo através deste programa, possibilitando assim relatórios mais precisos e um atendimento mais rápido, já que o softwear atende a todos os requisitos do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora.
A apresentação do SGO foi feita pelo diretor da Prodater, que em seguida destacou a importância dos profissionais se dedicarem para aprender o mais rápido possível a dominar as ferramentas do programa.
“O usuário, quando liga para gente, está numa situação critica, de risco e, às vezes, a gente tem que fazer algumas perguntas ao telefone. Essas perguntas são fundamentais para dispensar o melhor recurso naquele momento. Com essa notificação toda no computador, será possível o Samu avaliar a natureza da ocorrência, qual a ocorrência mais comum, enfim uma infinidade de questões que contribuem para um melhor atendimento”, destacou Patrick Silveira
Nesse primeiro momento, o treinamento para a implantação do Sistema de Gestão de Ocorrências terá duração de 15 dias, com turmas no turno da manhã e tarde. Ao final, o Sistema estará implantado em 95 ambulancias básicas e 15 avançadas espalhadas por todo o Estado.
Por Adrianno Magno