A Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, está participando desde ontem (20), da XIV Reunião do Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental. O evento acontece na Organizaçao Pan-Americana de Saúde/OMS, em Brasilia, e vai até o dia 22 de março.

Segundo Leda Trindade, gerente de Saúde Mental da Sesapi, estão sendo discutidos na reunião os sete componentes da Rede Psicossocial(Atenção Basica, Atenção Psicossocial Estratégica, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Desinstitucionalizacao, Reabilitaçao Psicossocial).

"Aqui estão presentes coordenadores de todo o pais. Todos eles deram depoimentos exitosos sobre o fechamento de hospital psiquiatrico, hospitais de custódia, de CAPS AD, CAPS infantil e Unidade de Acolhomento Adulto e Infantil. ", disse a gerente.

O Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental é uma instância de articulação democrática do processo de gestão da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Trata-se de um Colegiado de Gestores, que em reuniões regulares (duas reuniões anuais previstas), discutem os desafios, avanços e prioridades da Política, estabelecendo pactuações de âmbito tripartite (Ministério da Saúde, Estados e Municípios).

Criado no ano de 2003, o Colegiado reuniu-se 11 vezes desde a sua criação. É composto pelas Coordenações federal e estaduais de saúde mental, além das Coordenações de saúde mental de capitais, de municípios com mais de 300 mil habitantes e de municípios com grande concentração de leitos. Participam também do Colegiado representações do CONASS e do CONASEMS, um observador do Conselho Nacional de Saúde, consultores e técnicos do Ministério.