O governador Wílson Martins assinou, na tarde desta quarta-feira (21), um convênio com a Fundação D. Edilberto Dinkelborg, que vai viabilizar a construção de um complexo de aprendizagem na Comunidade Pinga, em São João da Varjota, para execução dos trabalhos da “Casa Terapêutica Fazenda Esperança”.

O convênio será desenvolvido através da Secretaria de Estado da Saúde com a fundação, que tem a frente o padre João de Deus de Carvalho Leal. 
 
A “Casa Terapêutica Fazenda Esperança” oferecerá tratamento para jovens e adultos viciados em álcool e outras drogas. O valor dos recursos para execução do convenio é de R$ 969 mil. 
 
“Não há coisa mais venturosa do que estender a mão a uma pessoa com dependência química”, disse Wilson Martins, ao lembrar o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos que atendem dependentes químicos, mantidos pela Igreja Católica em parceria com instituições públicas e privadas e com a ajuda de voluntários e de ex-recuperandos.
 
A construção do espaço vai oferecer aos dependentes químicos a possibilidade de cura e reintegração social. A Fazenda da Esperança servirá de suporte para uma população de aproximadamente 103 mil habitantes, que vivem no Território do Vale do Canindé, na Microrregião de Oeiras. A região é considerada de risco para a entrada de entorpecentes provenientes de outros estados.
 
A Fazenda da Esperança está instalada numa área de 30 hectares e terá inicialmente capacidade para atender até 40 pessoas. As três primeiras deverão chegar ao local no próximo dia 25. No entanto, a meta é chegar a 120 pessoas atendidas.
 
“É uma verdadeira guerra civil o que o crack está provocando no Brasil e no mundo, acabando com a paz e o sossego das famílias”, destacou Wilson Martins. Ele revelou que é intenção do governo colaborar para a criação e ampliação de outras fazendas no Piauí, citando as cidades de Campo Maior e Picos. O governador garantiu ainda que até o mês de julho, serão entregues duas casas de acolhimento em Teresina, sendo uma para homens e outra para mulheres.
 
O vigário-geral da Diocese de Oeiras e secretário da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg , padre João de Deus Carvalho Leal, a Fazenda da Esperança era um sonho.
 
“Nós sonhamos e Deus realizou”, disse o padre, lembrando que há muito tempo a igreja tentava instalar um empreendimento deste tipo na região. Segundo ele, o governador Wilson Martins garantiu, logo no primeiro contato, o apoio do governo. “Nós sonhamos e Deus realizou”, concluiu.