A unidade de Floriano do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) será reaberta ao público nesta sexta-feira (23). O hemocentro estava fechado por conta de uma reforma e passa, a partir de amanhã, a coletar sangue no próprio município. No período em que esteve sem funcionar as bolsas eram enviadas da capital. A inauguração oficial está prevista para abril.

 “Após dois anos, este município passa novamente a colher bolsas de sangue em um ambiente totalmente moderno e confortável. Estaremos a partir de sexta feira funcionando normalmente sem deixar a desejar a nenhum hemocentro do país”, disse o diretor do Hemopi, Antonio Lages.

O prédio do hemocentro de Floriano recebeu o nome de Padre Martins e contará com um total de 25 funcionários, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e pessoal de apoio. A primeira coleta está marcada par às 8h

Para Antonio Lages, a reativação do Hemopi de Floriano trará mais reforço na coleta de sangue na região sul do Estado. “É uma forma de melhorar o atendimento do Hemopi. A Unidade passará a receber entre sexta e sábado uma média de 400 a 500 bolsas de sangue, reforçando assim significativamente nossos estoques principalmente naquela região. Uma conquista que conta com modernização e empenho da secretária Lilian Martins”, destacou.

A cidade de Picos também receberá um novo prédio do Hemopi em abril. Os investimentos nas unidades de Floriano e Picos chegam a R$ 3 milhões.

“Estamos investindo na aquisição de unidades móveis de captação de sangue e na renovação do parque tecnológico. Estamos nos preparando ainda para implantar o Projeto Iso 9000 que consiste no controle de Gestão da Qualidade, buscando a certificação da área do sangue do Estado”, finaliza o diretor.

Por Adrianno Magno