Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Banco de Leite pede doações para garantir estoque na Semana Santa
As mães que estão amamentando podem doar o leite excedente sem sair de casa
Com a proximidade do feriado da Semana Santa, o Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa (MDER) acende o sinal de alerta. É que nos feriados prolongados o estoque costuma baixar, já que muita gente deixa a capital. Por isso, o incentivo às doações está sendo intensificado. Na maternidade, cerca de 80 bebês prematuros precisam da doação de leite humano para sobreviver.
É importante destacar que as mães que estão amamentando podem doar o leite excedente sem sair de casa. Basta ligar 0800-280-2522. que as enfermeiras orientarão sobre a forma de coletar e armazenar o leite. Depois disso, uma equipe vai buscar o material na casa da doadora. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamento.
De acordo com a orientação do Banco de Leite, a doadora deve esterilizar (ferver por 15 minutos) frascos de café solúvel ou maionese para armazenar o leite. Na hora de coletar, a mãe deve desprezar as primeiras gotas. Ela pode ir colocando o leite num mesmo frasco por período de 24 horas. Depois disso, deve reiniciar a coleta em novo recipiente. “É importante que as mães que estejam amamentando se sensibilizem e façam doações no período que antecede a Semana Santa, que é um período considerado crítico, assim como os demais feriados prolongados”, frisou a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade, Vanessa Paz, ao destacar que mesmo no feriado as equipes estarão recebendo doações.
O leite pode ser guardado no congelador ou no freezer por, no máximo, uma semana. Na Maternidade Evangelina Rosa, o produto é submetido a exames e o que for selecionado passa por um processo de esterilização antes de ser estocado.
No dia 16 de janeiro, a Secretária de Saúde Lilian Martins, juntamente com o diretor da MDER , Francisco Martins, lançou a campanha de incentivo à doação de leite humano com o tema “Faça parte do clube 2X mãe”. A campanha dobrou o número de doações para o Banco de Leite.
Por Caroline Durães