Prefeitos dos municípios do Território dos Cocais estiveram reunidos nesta quarta-feira (28), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o objetivo de discutir assuntos relacionados à energia elétrica, estiagem e saúde pública. O Território dos Cocais agrega 11 cidades filiadas ao Consórcio e ao todo possui cerca de 220 mil habitantes.
Na área da saúde, a pauta, comandada pelo prefeito de Morro do Chapéu do Piauí, Lucídio Rebêlo, se estendeu por mais de três horas de duração, período em que os prefeitos presentes na audiência aproveitaram para expor as necessidades e possíveis melhorias na atuação dos Hospitais de Referência dos municípios do Território.
Os pedidos e sugestões foram analisados pela secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, que, acompanhada de sua equipe técnica da diretoria de Organização e Descentralização Hospitalar da Sesapi, elogiou a reunião do Consórcio e, na oportunidade, reforçou sua disposição em buscar aumentar a resolutividade dos Hospitais do interior.
“Montamos uma equipe que está visitando cidade por cidade para saber quais as necessidades de cada hospital municipalizado. Estamos levando apoio de pessoal, administrativo e técnicos que revelarão todo o funcionamento desses hospitais, para que, dessa forma, quando formos implementar as melhorias, sabermos onde e como estaremos aplicando os recursos”, explicou Lilian Martins.
A secretária de Saúde também destacou que o Consórcio, modalidade em que 11 cidades do Norte Piauiense estão associadas, facilita o envio de recursos via Governo Estadual e Governo Federal. “Estou tratando a saúde do nosso Estado com muito cuidado, deixando de lado as questões partidárias. Nessa audiência tenho ciência de que quando for analisar o envio de benefícios para esta região, sei que estarei atendendo a saúde não só de uma cidade, mas de uma população bem mais ampla”, destacou a secretária Lilian Martins.
Para o prefeito e presidente do Consórcio dos municípios de Território dos Cocais, Lucídio Rebelo, a reunião com Lilian Martins foi de extrema importância para a melhoria dos serviços da saúde pública da região Norte. “Sabemos que saúde pública é sempre um assunto que requer dinheiro e serviço à população. Ouvimos da secretária Lilian Martins que os Hospitais que mais se destacarem nos serviços, receberão mais incentivos. Isso é mais do que justo, porque vai mostrar que a gestão é o fator decisivo na hora de se aplicar bem os recursos que sejam essenciais à população”, frisou o prefeito.
A reunião foi finalizada após todos os prefeitos colocarem aos técnicos da Sesapi, Telmo Mesquita, diretor da Unidade de Organização Hospitalar, e Leudimar Alencar, coordenadora das Ações de Monitoramento e Apoio aos Municípios, as necessidades particulares de cada Hospital. Em síntese, as reclamações dos gestores tratavam sobre a insuficiência de recursos dos Hospitais, fluxo de pacientes e falta de médicos.
Consórcio dos Cocais debate sobre instalação de empresa
Empresários do ramo de processamento de Resíduos Sólidos de São Paulo também participaram da reunião e mostraram interesse na implantação de uma empresa, responsável pela coleta, transporte e processamento dos Resíduos Sólidos nos municípios. “Essa questão é muito importante, já que acarreta diversos problemas nos municípios, devido à formação dos grandes lixões das cidades”, pontua o prefeito Lucídio Rebelo.
De acordo com o prefeito, os empresários do ramo de Resíduos Sólidos irão visitar todos os municípios do Território dos Cocais, para definir em qual cidade poderá ser instalada a empresa.
O consórcio dos Cocais existe desde 2007 e compõe as cidades de Morro do Chapéu do Piauí, Barras, Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial e São José do Divino.
Por Adrianno Magno