Foi aberto na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da APPM, o I Seminário Estadual de Promoção da Saúde. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde e tem como objetivo discutir a problemática das doenças crônicas não transmissíveis. A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, e vários técnicos da Sesapi participaram da abertura do evento.

Gestores municipais de saúde do Piauí marcam presença no seminário, que prossegue até esta sexta-feira (30). Para a secretária Lilian Martins o evento é de fundamental importância, já que a partir dele podem surgir ações concretas que ajudem a combater as causas das doenças crônicas não transmissíveis.

“Precisamos de ações que possam intervir no avanço dessas doenças. A prevenção é uma delas. O simples gesto de procurar um médico ajuda a evitar inúmeras doenças, como as cardiovasculares. Não podemos deixar para amanhã, por isso a importância desse seminário”, disse a secretária Lilian Martins.

São consideradas doenças crônicas não transmissíveis as doenças cardiovasculares, diabetes, neoplasias, doenças respiratórias crônicas e aquelas provenientes de acidentes de trânsito, por exemplo.  “O impacto econômico na saúde das doenças não transmissíveis é grande, mas o emocional é maior e inestimável”, ressaltou a secretária de saúde.

A Consultora Técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima fez a palestra de abertura. Ela falou sobre o Plano Nacional para Enfrentamento às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O Plano define e prioriza as ações e os investimentos necessários para preparar o país para enfrentar e deter as DCNT nos próximos dez anos. O principal objetivo  é promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para cuidados crônicos.

Em seguida foi a vez da Diretora de Unidade de Vigilância e Atenção a Saúde, Telma Maria Evangelista, falar do perfil epidemiológico das principais doenças crônicas no Estadocomo Doenças Cardiovasculares, Neoplasias, Diabetes, Doenças Respiratórias Crônicas)

Ainda na primeira parte do seminário, serão mostradas experiências exitosas adotadas em municípios do Piauí no combate às DCNT. São eles: Conceição do Canindé, Hugo Napoleão, Paulistana, Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí e Oeiras.

Veja programação para o período da tarde

14h00min – Mesa Redonda: A Violência no Trânsito: Impacto dos Acidentes na Saúde Pública.

Mediadora: Ma. Maria Amélia de Oliveira Costa – Coord. Estadual de Epidemiologia

·           DETRAN: Estatísticas sobre os acidentes de trânsito.

Palestrante: Major da PM Leandro de Melo Castelo Branco – Comandante da CIPTRAN

·           HUT: O impacto dos acidentes nos atendimentos de urgência e emergência.

Palestrante: Dr. Daniel França Mendes de Carvalho – Neurocirurgião do HUT

·           Projeto Vida no Trânsito: uma experiência intersetorial em Teresina.

Palestrante: Maria Audea de Lima e Sousa – Gerente de Educação no Trânsito – Strans e Coordenadora do Projeto Vida no Trânsito em Teresina

·           PMPI: Ações na Prevenção de Acidentes de Trânsito.

Palestrante: Tenente-Coronel José Fernandes de Albuquerque – Comandante do Policiamento da Capital.

·           PRF: Prevenção de Acidentes nas Rodovias Federais do Piauí.

Palestrante: Inspetor Raimundo José Martins Raneiro - Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF.

15h30min – A importância da Vigilância da Violência.

Palestrante: Me. Márcio Dennis Medeiros Mascarenhas – UFPI, FMS e Ministério da Saúde