A Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) estão realizando um treinamento para os profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos) sobre Urgência e Emergência. A capacitação, que acontece no auditório do Hospital, teve início na noite dessa quinta-feira (29) e encerra no domingo (1°).
Segundo a gerente de Enfermagem do HGV, Cecília Rocha, o foco é a parada cardiorrespiratória, com o objetivo de atualizar o conhecimento dos profissionais nesse tipo de atendimento, que deve ser realizado com agilidade e segurança, já que um paciente que não recebe assistência adequada em uma parada cardiorrespiratória poderá sofrer lesões irreversíveis.
“Para reforçar, aperfeiçoar e avaliar o aprendizado de nossos profissionais estamos realizando simulações, em que eles utilizam todos os equipamentos necessários e disponíveis, como se estivessem numa situação real, pois o sucesso da reanimação cardiorrespiratória depende do tempo entre a ocorrência e o início do atendimento, além da harmonia e sincronismo da equipe e da capacitação dos profissionais", explicou Cecília.
"Essa é apenas a primeira etapa da capacitação, outras serão realizadas ao longo do ano. Para isso já elaboramos um calendário”, completa.
Por Solinan Barbosa