A cidade de São João do Piauí ganhou, na manhã desta sexta-feira (30), uma moderna base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A inauguração aconteceu no final da manhã com a presença da secretária de estado da Saúde, Lilian Martins; do coordenador estadual de Urgencia e Emergencia, Telmo Mesquita, do secretario municipal de saúde, Mauro Marinho, da coordenadora municipal do Samu, Adriaa Magalhães, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades regionais.

Com o início das operações desde o último dia 16 de março, a Base do Samu do município será responsável pelo atendimento de aproximadamente 20 mil habitantes, além de dar apoio a cidades vizinhas.

A infraestrutura inaugurada conta com com 4 ambulancias (uma já atendia a população desde 2007), sendo três  unidades básicas e uma de suporte avançado. O prédio do SAMU conta com dormitórios, vestuários, estacionamento, sala anti-stress, almoxerifado, farmácia, copa, recepção e sala de radiooperação.“Quando participo de inaugurações como essa, me sinto feliz, porque levo comigo desde o inicio da minha gestão, uma equipe apaixonada pelo seviço de urgencia e emergencia, por isso, estamos ampliando e descentralizando este importante serviço, além de viabilizar recursos para implantação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Programa Saúde da Família (PSF)”, disse a secretária de Estado da Saúde durante a solenidade de inauguração.

O prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, lembrou que a inauguração do Samu no município é mais um grande investimento do Governo Federal e Estadual para melhorar e ampliar o acesso da população aos dispositivos de saúde pública, e que este apoio está sendo bem intermediado através do trabalho da secretaria de Estado da Saúde. “O governo federal está investindo pesado para melhorar a saúde da nossa população. Tenho certeza que com o trabalho que a doutora Lilian vem realizando esta nova Base do Samu irá melhorar significativamente o rápido acesso da população aos tratamentos urgentes”, destacou o prefeito.

O coordenador estadual de Urgência e Emergência. Telmo Mesquita, ressaltou que, além de novas unidades do Samu e verbas para a aquisição de grandes equipamentos médicos para cidades de todo o Estado, a Sesapi tem concentrado esforços para viabilizar também capacitações a essas equipes de profissionais. “Este serviço chega com qualidade para o rico e para o pobre, porque estamos constantemente capacitando os samuzeiros, que são estes guerreiros que estão dia a dia na linha de frente das urgencias do nosso país”, frisou.

O Samu de São João do Piauí conta com uma equipe de 26 profissionais, entre médicos, enfermeiros, radioperadores e condutores. O funcionamento se dá no regime de 24 horas. Todas as ligações para o telefone 192 serão atendidas na base e encaminhada para a Central de Regulação. O serviço fará o atendimento de urgência e emergência para casos clínicos, traumáticos, psiquiátricos e atendimento para as gestantes. 

Por Adriano Magno