A Regional de Saúde de Bom Jesus (Território Chapada das Mangabeiras), seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), não está medindo esforços para apoiar e organizar a realização de exame de colinesterase dos Agentes de Controle de Endemias (ACE), em atividade nos 22 municípios que fazem parte desse território.
Trata-se de um exame de rotina quadrimestral, indicado pelo Ministério da Saúde para verificar no trabalhador que atua no controle e combate de endemias se o produto organofosforado ou carbamatos (utilizado pelos agentes durante as visitas residenciais) está causando alguma alteração no seu sistema nervoso.
Sabendo da importância da realização desse exame, a coordenadora da XIII Regional de Saúde de Bom Jesus, Roberta Silvestre, em conjunto com sua equipe, fez um cronograma de agendamento quadrimestral para que essa atividade não seja interrompida. Os meses estabelecidos pela Sesapi para a realização desse trabalho são janeiro, maio e setembro.
Roberta afirma que os trabalhos foram satisfatórios e que as ações da Regional de Bom Jesus se incorporam ao esforço da Sesapi em restabelecer esse importante benefício para o trabalhador, em especial, para o Agente de Controle de Endemia. “O resultado desse esforço, nessa primeira etapa, que aconteceu em janeiro de 2012, foi a adesão de 100% dos municípios na realização dos exames nos agentes de endemias. Vale ressaltar que fomos a única Regional que realizou de forma descentralizada e na própria sede esse exame de colinesterase dos trabalhadores (ACE) dos municípios do nosso território. Isso melhora o trabalho significativamente desses servidores”, disse.
Em caso de resultado alterado, o gestor municipal é notificado. “Com a recomendação, deverá obedecer rigorosamente no que diz respeito aos procedimentos a serem adotados junto ao trabalhador, a fim de restabelecer os padrões de normalidade, conforme disposto na nota técnica do Ministério da Saúde”, reiterou.
Por Adrianno Magno