Há 44 anos o Hospital Areolino de Abreu (HAA) vem oferecendo serviços de saúde à população piauiense e também para pacientes de outros estados, como o Maranhão, o Tocantins e o Pará. Desde o dia 03 de abril de 1965, data de fundação do Hospital, milhares de pessoas têm usufruído de um serviço de saúde com excelência no atendimento médico psico-hospitalar, com constantes investimentos em uma Gestão de Qualidade.
 
A instituição vem prestando serviços de saúde à comunidade acometida pelo sofrimento psíquico e enfermidade mental. E, para comemorar os 44 anos, este ano, além da tradicional Missa, a diretoria do HAA trouxe também uma parceria com a Casa da Cultura de Teresina, que possibilitou aos pacientes a exposição: “Cores em Expressão”. A iniciativa levou aos corredores do Hospital telas e quadros pintados pelos próprios pacientes que, através de terapia ocupacional, estão estimulando o lado intelectual.
 
As comemorações tiveram início às 08h da manhã desta terça-feira (03), com Missa em Ação de Graças. Após a cerimônia, diretores, profissionais de saúde e familiares dos pacientes foram recepcionados com café-da-manhã e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina.
 
A diretora geral do HAA, Maria das Graças Martins, destacou que a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Governo Federal vem possibilitando um tratamento mais humanizado aos pacientes do Estado e de todo o Brasil.
 
“Não fazemos discriminação de pacientes. Aqui nosso lema é recuperar nossos doentes com humanização e carinho, seja de onde ele for. Ultimamente nossa parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) possibilita atendermos uma média de quatro a cinco mil pacientes por mês, isso com toda a estrutura de assistência social, psicológica, médica e farmacêutica”, pontuou.
 
A paciente Maria de Fátima, conhecida pelos profissionais do HAA como “Fatinha”, sofre com problemas psicológicos, mas, sempre participa das atividades do Hospital. Ela elogiou os músicos e disse que gosta da amizade com os funcionários. “Em dia de festa adoro me maquiar e arrumar os cabelos. Tenho muito carinho também pelos meus amigos que fiz aqui”, disse, entusiasmada.

 
Por Adrianno Magno