O Dia Mundial da Doença de Parkinson, comemorado no dia 11 de abril, foi lembrado em Teresina através de ações realizadas pela Coordenação do Adulto e Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.  As atividades aconteceram no Centro de Convivência Viver com Dignidade, localizado no Conjunto Promorar, zona sul da capital.

“Realizamos uma palestra informativa sobre a doença, além de verificação de Pressão Arterial e cuidados com Saúde Bucal, além de um lanche”, destacou Janaina de Moura Fé, supervisora Estadual do Idoso do Piauí. Quarenta e oito idosos da comunidade e familiares participaram do evento, que contou ainda com a palestra do coordenador do Adulto e Idoso, Danilo Martins.

A doença de Parkinson ataca o sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor. É uma das condições neurológicas mais freqüentes e sua causa permanece desconhecida.

“As estatísticas disponíveis revelam que a prevalência da doença de Parkinson na população é de 150 a 200 casos por 100.000 habitantes e a cada ano surgem 20 novos casos por 100.000 habitantes, no Piauí existe 315 casos”, afirma Janaina.

Os sintomas motores mais comuns são: tremor, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Entretanto, manifestações não motoras também podem ocorrer, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo.

De acordo com a supervisora, embora não exista cura para a doença de Parkinson, estão disponíveis na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular, medicamentos com descontos de até 90%.

“Eles são capazes de melhorar significativamente a maioria dos sintomas. A escolha do medicamento vai depender das condições de cada paciente: idade, sintomas predominantes e estágio da doença são alguns dos fatores que o médico deve levar em conta na hora de planejar o tratamento.”, finaliza Janaina Moura Fé.