A 5ª Regional de Saúde em Campo Maior promoverá de 16 a 20 de abril, uma série de atividades voltadas para a saúde pública do município. As atividades acontecem com o apoio da secretaria de Estado da Saúde (Sesaspi), através dos técnicos da Vigilância Ambiental.

As atividades agendadas vão desde visitas a municípios da região para se cadastrarem no sistema de notificação da Febre Amarela até a intensificação de combate ao mosquito da Dengue.

De acordo com o gerente da 5ª regional, Denilson Alcântara, as ações terão inicio pelas cidades de Boa Hora e Cabeceiras, quando as mesmas receberão os técnicos da Sesapi e da Regional de Campo Maior para apresentarem aos gestores o programa de controles de endemias do Ministério da Saúde, conhecido como SISFAD.

"Estamos constantemente realizando ações nas cidades vizinhas o ano inteiro, e com a determinação do Ministério da Saúde via Sesapi estaremos, junto aos profissionais de Saúde, mostrando a importância desses municípios estarem utilizando esse Sistema a fim de gerar informações para a adoção de medidas específicas, destinadas a prevenção, controle, eliminação e erradicação de doenças, como Calazar e Febre Amarela”, frisa o gerente da Regional.

Segundo Denilson Alcantara, no município de Castelo do Piauí também serão realizadas reuniões  com equipes do Programa Saúde da Família (PSF) a fim de estudar o melhoramento do combate ao mosquito da Dengue. “Queremos está em sintonia com cada cidade para não deixar que a doença se desenvolva sem o nosso controle, que vai desde visitas de agentes de saúde e de endemias até distribuição de panfletos educativos, além de orientanção aos moradores sobre o combate a Dengue, ressaltando a importância de manter os quintais limpos”, finalizou.

Por Adrianno Magno