O Laboratório Central do Piauí (LACEN) está ampliando seus serviços prestados à população piauiense, através do novo exame de biologia molecular que quantifica a carga viral da hepatite B. A técnica utilizada é totalmente automatizada e em tempo real. Os equipamentos de última geração foram adquiridos por convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde.

A Hepatite B é causada por um vírus envelopado de DNA circular e cerca de 10% das infecções pelo HBV tornam-se crônicas, variando o quadro clinico desde o estado de portador assintomático a hepatite crônica ativa, que pode evoluir para a cirrose hepática e câncer hepatocelular.

“O diagnóstico laboratorial da infecção pelo HBV é feito com base na pesquisa dos marcadores virais, presentes no soro de pacientes infectados, tanto na fase aguda quanto crônica. Os testes de biologia molecular são imprescindíveis para o acompanhamento do tratamento, avaliação de presença de cepas mutantes (HbeAg negativo) ou quando a sorologia é negativa”, explica Symonara Karina, diretora do LACEN.

Segundo ela, cerca de 90% dos casos de hepatite crônica de etiologia indeterminada apresentam PCR-HBV positivo. “Esse serviço que será ofertado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), irá proporcionar um diagnóstico preciso e específico, cujos pacientes não terão que esperar até  dois meses para ter acesso ao resultado do exame de carga viral da Hepatite B, que anteriormente era realizado no LACEN do Ceará”, lembra a diretora.

Com a implantação do novo serviço, o resultado do exame será entregue ao paciente em até 15 dias, possibilitando aos portadores do vírus da Hepatite B (HBV) que inicie o tratamento da doença em menos tempo, aumentando as chances de cura e diminuindo as sequelas, além de proporcionar ao médico o monitoramento de forma mais eficiente.