Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi segue na luta contra o trabalho infantil
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação da Criança e do Adolescente, também participou da Caravana Piauiense contra o Trabalho Infantil
Em solenidade no Palácio de Karnak, na manhã desta quinta-feira (19), a secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, reafirmou a preocupação da saúde pública nos casos de exploração pelo trabalho infantil, que acarreta diversos problemas à saúde da criança e do adolescente. Os dados ainda são elevados, principalmente, no Nordeste. A solenidade foi marcada pela Caravana Piauiense contra o Trabalho Infantil, uma estratégia proposta pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Na oportunidade, o governador Wilson Martins, a representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Izabel Silva, entre demais secretários de Estado, representantes de entidades e estudantes, também se uniram à mesma luta.
O governador assinou o termo de compromisso das políticas públicas propostas no plano estadual contra a exploração infantil, que favorece o combate a todas as formas de trabalho infantil, desde o ligado a agricultura até exploração sexual, até o ano de 2015. A meta é de que até 2020 haja a erradicação completa do trabalho infantil em todo o país.
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação da Criança e do Adolescente, que tem assento no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Piauí participou ativamente da Caravana, com a realização de uma oficina, nessa quarta-feira (18), sobre os Impactos do Trabalho na Saúde de Crianças e Adolescentes.
“Foram abordados temas relevantes sobre o trabalho infantil e a sua conseqüência na saúde da criança e do adolescente. Aproveitamos para discutir a realidade atual aqui no Piauí e traçar novos rumos, baseados na proposta do plano estadual”, afirmou Rosa Laura, coordenadora da Criança e Adolescente, Sesapi.
Além disso, a Caravana consiste em uma série de eventos, com atividades de sensibilização e mobilização da sociedade civil, além do compromisso firmado pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, com o fortalecimento das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial, a erradicação das piores formas do trabalho infantil.