Palestras, aferição da pressão arterial, presença de cardiologistas, nutricionistas e educadores físicos. Essas são algumas das atividades que farão parte do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, também com programação local. O evento será realizado nesta quarta (25) e quinta-feira (26), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Escola Técnica do SUS, Centro de Educação Profissional São Camilo e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 
Com o propósito de chamar a atenção da sociedade em geral para esse importante problema de saúde, definiu-se a data de 26 de abril como o Dia Mundial da Hipertensão. O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial - Dia 26 de abril - tem como tema de campanha para este ano “Menos Sal, Menos Pressão e Mais Saúde”, para que haja a diminuição do teor de sal dos alimentos industrializados, obedecendo a orientação da Organização Mundial da Saúde.
 
No Piauí, a prevalência (auto-referida) de Hipertensão Arterial na população  a partir dos 18 anos é de 21% (VIGITEL, 2010). Esses dados evidenciam que as ações de prevenção e controle devem envolver todas as fases da vida, para assim se conseguir uma vida longa ativa e saudável.
 
De acordo com Danilo Martins, coordenador de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi, essas atividades buscam mostrar à população a importância de adquirir hábitos saudáveis para a melhoria da saúde de adultos e crianças. “Queremos mostrar para a nossa população os perigos da hipertensão e como é possível evitá-la, através de gestos simples. Essas atividades irão ajudar e, ao mesmo, tempo alertar aquelas pessoas que se preocupam com sua saúde”, destaca o coordenador.
 
Programação do evento

A Sesapi, através da coordenação estadual do Adulto e do Idoso escolheu três locais em Teresina para comemorar a data e prestar serviços gratuitos ao público. 
 
A programação começa no dia 25 com uma Palestra do Dr. José Carlos Formiga, no Centro Social Pedro Arrupe – Rua Valdivino Tito, 1101 – Vermelha, a partir das 07h30. Já no dia 26, acontece o Dia “D”, no Anexo do Hospital Natan Portela com aferição da pressão e distribuição de material educativo.

No mesmo dia, na parte da tarde, a partir das 16h30, o público será atendido na Ponte Estaiada, com direito a aferição da pressão, distribuição de material informativo e dicas de médicos cardiologistas e acadêmicos de medicina.

Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal, há 50% de chance de desenvolver a hipertensão.
 

Por Adrianno Magno