A Maternidade Dona Evangelina Rosa- MDER em parceria com a Escola Técnica do SUS está compartilhando o conhecimento sobre a atenção humanizada a recém-nascidos de baixo peso – Método Canguru,  A proposta é multiplicar essa metodologia que tem melhorado a expectativa de vida de bebês prematuros e diminuído significativamente o tempo de internação  dos mesmos.
 
A ação consiste em introduzir na grade curricular dos cursos oferecidos pela Escola Técnica do SUS informações sobre a metodologia Canguru. Já foram contemplados os municípios de São Raimundo Nonato e Floriano e agora será a vez de Picos, Piripiri e Teresina. As aulas são ministradas pela fonoaudióloga tutora do Método Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Clara Almendra. “ Nossa proposta é compartilhar informações e multiplicar o alcance da metodologia Canguru”, explica.
 
No método Canguru o bebê fica em contato  pele a pele no colo da mãe, proporcionando a troca do calor humano. O objetivo é fazer com que a temperatura , a respiração e os batimentos cardíacos da mãe acalmem o bebê e estimulem seu crescimento, além de estabelecer o vínculo afetivo entre o bebê e a família. É como se a própria mãe fosse uma incubadora.  Os recém-nascidos que passam pelo método crescem mais rapidamente e são mais sadios.  Na MDER, o método Canguru já é utilizado desde o ano de 2004. 
 
Por Carol Durães