Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Gripe: municípios da IV Regional de Saúde receberam mais de 11 mil doses de vacina
A campanha começa no sábado (5) e vai até dia 25 de maio
Proteger é Cuidar! Esse é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no sábado (5) e vai até dia 25 de maio, em todo o país. No Piauí a campanha é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Unidades Regionais de Saúde e municípios. O público-alvo da campanha são os idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas e trabalhadores da saúde.
De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde do Estado, Vinicius Oliveira, cerca de 11.564 doses da vacina já foram distribuídas para os municípios jurisdicionados a IV Regional. "Estamos proporcionando todo suporte aos municípios. Nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo da campanha", declara. Os municípios que integram a IV Regional são Altos, Pau D’Arco, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, José de Freitas, Lagoa Alegre, Monsenhor Gil, Curralinhos, União, Nazária, Palmeirais, Miguel Alves, Beneditinos, além de Teresina.
Vinicius declarou ainda que este ano, o foco é a imunização combinada, ou seja, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e a Influenza A (H1N1) “O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção”, afirma.
O coordenador alerta ainda "Não há dificuldade para realizar a imunização, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e apresentar o Cartão de Vacinação. Quem não tiver o cartão, poderá obtê-lo no momento da imunização. Lembrando que o cartão tem o histórico da vacinação e possibilita atualizar outras vacinas", disse o coordenador.
Precauções e contra indicações
A vacina contra a influenza não deve ser administrada em:
a) pessoas com história de reação anafilática prévia, relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina; e b) pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores, – Realizar avaliação criteriosa de risco-benefício da vacina para pessoas com história pregressa de síndrome de Guillain-Barré (SGB).
Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação:
Em pessoas, com doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro e durante a evolução de doenças agudas febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos das vacinas. A vacina contra o vírus influenza pode ser aplicada simultaneamente com outros imunobiológicos.
Por Michele Furtado