Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reuniram-se na manhã dessa quinta-feira (03) para analisar as sugestões que foram enviadas pelo Ministério da Saúde em termos de ajustes e adequações para a implantação do projeto QualiSUS, que será um aparte financeiro no valor de R$ 14 milhões para contribuir na instalação das duas redes prioritárias no Piauí, a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência.
 
O encontro foi coordenado pela diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio. “Esses ajustes são necessários para que a gente possa dar uma maior coerência interna ao projeto, embora a nossa proposta tenha sido considerada inovadora pelo Ministério da Saúde. São ajustes na forma do projeto e complementações nas justificativas, para torná-lo mais consistente. Temos até o dia 16 deste mês para retorná-lo à unidade de gestão de projetos do Ministério. Após isso, o Banco Mundial começará a descentralizar os recursos, para que executemos esse projeto”, explicou.
 
O QualiSUS é um projeto com aporte financeiro do Banco Mundial, a fim de garantir a sustentabilidade das redes temáticas de atenção à saúde no Piauí, a Rede Cegonha, que garantirá assistência de maior qualidade à mulher e às crianças de zero a dois anos, e a Rede de Urgência e Emergência, que reorganizará todo o sistema de saúde em sua primeira instância, no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência. 

“Toda a parte de gestão de implantação dessas redes terão um aporte financeiro pelo projeto QualiSUS. Aquilo que não for financiado pela rede temática, o será pelo projeto QualiSUS”, reiterou.

 
Por Flávio Moura