Após adquirir equipamentos de última geração para o Laboratório de Paternidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), através do Laboratório Central (LACEN) do Piauí, finalizou, na manhã desta sexta-feira (04), sua segunda capacitação de técnicos do setor de exame de DNA. A oficina teve início no último dia 30 de abril e contou com palestra e treinamento ministrados pelo especialista em exames de Identificação Humana, Paulo Raimann, do Centro de Treinamento Life Technology.
A equipe que participou da capacitação é formada por Farmacêuticos, Biólogo, Biomédico e Técnico de Laboratório, todos gerenciados pela diretora do LACEN Symonara Karina.
De acordo com Symonara Karina, durante os cinco dias de capacitação foram discutidos vínculos genéticos simples-Trio e Duo, reconstrução genética, freqüência alélica mínima, mutação, análise de dados estatísticos utilizando Softwares Patcan e Famílias, interpretação e exposição de resultadoss e sigilo. “Esse treinamento fez parte da parceria firmada com a empresa Life, que é a única a ceder esses equipamentos em todo o Brasil. Com a aquisição desses aparelhos para a coleta de exames de DNA, o nosso laboratório já pode analisar uma média de 90 amostras por dia, já que temos modernidade e mão de obra qualificada para atender todo o Estado”, destaca a diretora.
De acordo com a diretora, o material será colhido diariamente na Defensoria Pública e enviado para o LACEN, onde serão atendidos uma média de 15 casos por dia. As famílias serão encaminhadas pela Defensoria Pública do Estado.
Após a instalação de toda a aparelhagem, o próximo passo do Laboratório de Paternidade será manter um cronograma de constantes capacitações para os profissionais envolvidos na coleta de sangue, que deverão garantir a integridade da amostra-DNA.
Para o especialista e monitor da capacitação, Paulo Raimann, a iniciativa do Governo Estadual de aquisição desses equipamentos de última geração possibilitará maior segurança e mais rapidez nos resultados dos exames para os piauienses. Segundo Raimann, o Piauí é o único estado brasileiro a possuir tamanha estrutura e modernidade dos equipamentos nesse tipo de exame. A mesma estrutura só é encontrada no Instituto de Medicina Social e Criminológica de São Paulo.
“Com essa aquisição do Lacen, o Piauí se destaca em relação aos outros estados do país, já que é o único a oferecer resultados de DNA paterno através deste Analisador Genético para o serviço público. Além da modernidade, os resultados saem com 99,9% de credibilidade, beneficiando, assim, aquelas famílias carentes de todo o Estado”, garante o especialista.
Lacen e Polícia Civil
A mesma capacitação levada aos profissionais do Lacen, brevemente, será estendida aos agentes da Polícia Civil, através de uma parceria que poderá diminuir o tempo e melhorar a segurança dos resultados, nos casos de estupro e homicídio. “A estratégia de reequipar nosso laboratório sempre esteve nas metas indicadas pela então secretária de Saúde, Lilian Martins. Além da modernidade, uma parceria entre a Polícia Civil e nosso pessoal foi outra prioridade defendida por ela e pelo governador Wilson Martins”, destaca a diretora.
Por Adriano Magno