O HILP dispõe de 77 leitos de enfermaria e nove leitos de Unidade de Terapia Intensiv
O Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), com a finalização das obras de reforma e construção de novos serviços, bem como aquisição de equipamentos, agora, ganha um novo vigor para a assistência à saúde da população piauiense. Diversos setores ganharam reforma, novos serviços passam a ser oferecidos e outros já estão listados no plano de metas do HILP para este ano. O novo diretor do Hospital, Edinaldo Miranda, explica como ocorreram os avanços.
“O Hospital Infantil passou por uma ampla reforma de readequação e modernização de seus espaços físicos, como as enfermarias – todas reformadas e climatizadas – a climatização de todo o ambiente de ambulatório, foram abertas duas novas enfermarias, foi feita a aquisição de equipamentos – como novos respiradores, novos carros de animação, a recuperação de todos os berços, todo o material de centro cirúrgico reposto, com duas salas de cirurgias totalmente reformadas e em pleno funcionamento”, enfatizou.
O HILP dispõe de 77 leitos de enfermaria e nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), todos com funcionamento normal. Em relação às cirurgias, após o trabalho de readequação dos espaços físicos e organização na escala de cirurgiões – cerca de sete deles atuam, semanalmente, realizando procedimentos cirúrgicos – o número médio passou de 54 – média mensal dos últimos dois anos – para, já a partir dessa nova gestão, mais de 100 cirurgias: informação atualizada e referente ao mês de abril deste ano, como resultado do intenso trabalho de revigoramento do HILP.
“Hoje, por exemplo, estamos realizando cerca de 10 cirurgias. A fila, que estava longa e problemática, por conta da disponibilidade de apenas uma sala, agora está em andamento normal. Todas as mães foram chamadas pelo Hospital e terão prioridade para a realização da cirurgia”, disse o diretor.
As comissões internas do HILP não estavam funcionando a contento. Agora, todas estão reativadas, como a de Óbito, a de Revisão de Prontuário, a de Ética, a de Controle de Infecção Hospitalar, bem como a implantação do Colegiado Gestor. “Também estamos trabalhando na informatização do Hospital, com rede de internet sem fio e a implantação do prontuário digital”, reiterou o diretor Edinaldo Miranda.
O plano de resíduos sólidos e a coleta seletiva do lixo, em tempo recorde, foram instalados no HILP. A coleta é feita no Hospital, repassada ao Hospital Getúlio Vargas e depois para a empresa responsável. Sobre a estrutura interna de pessoal, 56 médicos compõem a equipe do Hospital. “Alguns estavam inativos, afastados, mas, agora, mais estimulados, estamos ligando e convocando cada um, para que as nossas especialidades estejam disponíveis para a população: cirurgia pediátrica, ortopedia, dermatologia pediátrica, reumatologia pediátrica, nefrologia pediátrica, neurologia e neurocirurgia pediátrica, gastroenterologia clínica. Temos dificuldade em oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia plástica. Agora, pelo novo concurso da Sesapi, esses profissionais passarão a compor nossa equipe e outros procedimentos cirúrgicos também serão realizados: ortopedia pediátrica, por exemplo, com todo o suporte que será disponibilizado pelo HILP”, disse.
Faz parte do plano de metas do Hospital Infantil para este ano o oferecimento da cirurgia otorrinolaringológica, numa parceria com médicos da Universidade Estadual do Piauí, que já foram contactados. “Em breve, também disponibilizaremos esse serviço para a população. Já a cirurgia plástica também está em nossas metas, mas, ainda não conseguimos um profissional disponível para o HILP. A cirurgia cardíaca pediátrica também é nossa meta: já temos seis profissionais na área, mas, ainda não temos os equipamentos necessários para adequação do centro cirúrgico”, contou o diretor.
O HILP, agora, também é o mais equipado no Piauí em termos de urologia pediátrica. Foram adquiridos equipamentos de alto padrão e o serviço será inaugurado em breve. “A nossa neurocirurgia, também para o nosso orgulho, é a mais bem equipada no Estado”, disse.
Os servidores do Hospital Infantil também são diretamente beneficiados com o bem estar físico e com o novo impulso pelo qual passa o HILP. Os repousos foram reformados e a gratificação vem sendo reformulada. Novos repousos e um refeitório mais bem organizado serão entregues em breve, segundo o diretor Edinaldo Miranda. A pediatra Catarina Pires, que atua no Hospital desde a sua fundação, em 1986, confirma a melhoria no local de trabalho. “A sensação é de que a gente vê uma ressurreição no HILP. Nós, profissionais, estamos acreditando nesse avanço e torcendo, juntos, para que melhore ainda mais”, enfatizou.
O Hospital Infantil Lucídio Portela ainda passa por algumas obras de readequação e construção de novos serviços. Em 2011, no ambulatório, a média mensal de atendimentos foi de 589 crianças e, para este ano, a proposta é dobrar esse número e triplicar o número de cirurgias que vinham sendo feitas nos últimos meses.
Os recursos investidos são do próprio HILP e outros repassados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Por Flávio Moura