Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Campanha contra hanseníase atendeu 90 pessoas no HGV
Em Teresina, o ponto de atendimento foi a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas
Noventa pessoas foram atendidas no sábado, (05), durante a Campanha Nacional Contra a Hanseníase. O evento foi realizado simultaneamente em todo o país pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o objetivo de informar e orientar a população sobre a doença e identificar possíveis casos suspeitos. Em Teresina, o ponto de atendimento foi a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), um dos dois centros de referência no Estado.
Segundo Sebastião Bona, coordenador do Serviço de Dermatologia do HGV e da campanha no Piauí, os casos considerados suspeitos passaram por exame clínico e laboratorial (baciloscopia). Quatro casos foram confirmados como positivos, os quais tiveram o tratamento iniciado imediatamente.
"As pessoas devem procurar atendimento médico logo que surgirem os primeiros sintomas da doença, e não somente durante as campanhas. O Brasil possui grande incidência de hanseníase; e para que haja redução dessa incidência é necessário que os casos considerados suspeitos procurem o mais rápido possível um profissional dermatologista, pois quanto mais cedo começar o tratamento, mais rápida e fácil será a cura", explica.
O comerciário José Nunes soube da campanha pela televisão, e resolveu participar porque estava preocupado com as manchas que apareceram em seu corpo. Depois de ser examinado, José Nunes ficou aliviado ao saber que o diagnóstico foi negativo para a doença.
"Eu estava com medo e apreensivo; pois além da gravidade da doença, infelizmente muitas pessoas, por ignorância ou desconhecimento, ainda agem de forma preconceituosa diante da hanseníase", enfatiza.
SINTOMAS:
Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas.
- Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.
- Área de pele seca e com falta de suor.
- Área da pele com queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas.
- Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade ao toque, calor ou dor). Neste caso, pode ocorrer de uma pessoa se queimar no fogão e nem perceber, indo verificar a lesão avermelhada da queimadura na pele mais tarde.
- Parestesias (sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés).
- Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
- Edema ou inchaço de mãos e pés.
- Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
- Úlceras de pernas e pés.
- Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
Por Solinan Barbosa