O secretário de Estado da Saúde, João Batista Cavalcante, participou na manhã desta quarta-feira (09), na Faculdade de Ciências Médicas (Facime), da sua primeira reunião na posição de membro do Conselho Estadual de Saúde (CES). Na reunião foram apresentados os membros da secretaria executiva e os membros dos segmentos Estado e Município, dessa gestão.
João Batista mencionou a importância dos recursos financeiros já previstos para este ano, aprovados nas últimas reuniões. “Nossa responsabilidade é a boa gestão desses recursos tanto no que diz respeito à quantidade quanto ao prazo de aplicação dos mesmos, para que, assim, todos, entidades, membros e, principalmente, a população, tenham saúde pública de qualidade”, frisou o secretário interino de Saúde.
Na abertura da 162º Reunião Ordinária, os participantes deram as boas vindas ao novo presidente do Conselho (interinamente) e mostraram que o empenho em dar continuidade às ações da entidade, através das deliberações e decisões que envolvem processo eleitoral, prestação de contas do ano de 2011, Plano de Educação Permanente, além de outros assuntos.
Miguel Ramos, secretário executivo do CES, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido até aqui pela entidade, já que trouxe inúmeros benefícios para o Estado. “O desafio é conciliar as reuniões com aquilo que venha beneficiar a população, por isso os nossos membros são empenhados em votar com rapidez cada memorando, cada demanda nas nossas reuniões”, destacou.
Na primeira reunião da nova gestão, foi apresentado o resumo das atividades já desempenhadas e das prospectivas do trabalho a serem desenvolvidos ainda este mês em Teresina, no interior do Piauí e em outros Estados do Brasil.
Foram destacados os seguintes assuntos: sobre o Comitê Acadêmico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (indicação de um representante para integrar o comitê); apreciação da logomarca do CES; reinstalação da mesa de Negociação Permanente do SUS no Piauí e a escolha de representantes para o VI Encontro de Conselhos Norte-Nordeste de Saúde, em São Luís, Maranhão.
Por Adrianno Magno