Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Promoção da Saúde Itinerante faz diferença na vida das pessoas
O projeto prevê uma reorganização da saúde na maior regional, que compreende Teresina
A IV Regional de Saúde do Piauí (IV CRS) tem mostrado que as ações realizadas nos municípios jurisdicionados, tem resultado em mudanças significativas para a melhoria da qualidade da saúde no estado. Um exemplo disso são os projetos desenvolvidos, envolvendo alunos, pais, familiares e a comunidade dos 31 municípios que integram a regional.
Criado em 2011 em escolas públicas O projeto “Promoção da Saúde Itinerante”, idealizado pela IV CRS, tem rendido bons frutos, com participação até no 5º Congresso Latino Americano de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, na Cidade do México, onde na oportunidade houve troca de experiências e estabelecimento de parcerias com outros países, a exemplo da Espanha e dos Estados Unidos.
O projeto prevê uma reorganização da saúde na maior regional, que compreende Teresina, e uma reavaliação das necessidades sociais da população dos municípios que compõem a regional. O trabalho é desempenhado por profissionais de saúde e técnicos de quatro laboratórios (malária e doença de Chagas, dengue, esquistossomose e entomologia).
De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Oliveira, a ideia é implementar políticas estaduais de promoção da saúde a nível regional, aconselhar a organização dos serviços de saúde nas regiões, coordenar e monitorar as atividades e fomentar as relações com a Estratégia Saúde da Família dos municípios.
Com esse projeto, é possível permitir a ilustração de aspectos relacionados às principais endemias existentes no Estado, através de palestras, demonstração de material e técnicas utilizadas pelos profissionais que atuam no controle e combate das endemias. “Esperamos que, com isso, a Regional forme parceria na organização dos sistemas de saúde locais, oferecendo à população a oportunidade de ter contato direto com a realidade de doenças cotidianas”, comenta, Vinícius.
A IV Regional de Saúde do Piauí atua no território de Desenvolvimento Entre - Rios, que, de acordo com o IBGE, possui 37,42% da população do Piauí, sendo que mais de 90% é coberto pela Estratégia Saúde da Família.
O coordenador, declarou ainda que a regional está trabalhando no estabelecimento de parceria com Secretaria Estadual da Educação “A Regional já está trabalhando na elaboração de um calendário, contendo a relação de atividades a serem desenvolvidas durante todo o ano. Iremos dar continuidade a esse projeto que busca aproximar a população das nossas ações, e levaremos toda a estrutura para Teresina e demais municípios que compõem o Território Entre Rios”, finalizou.
Por Michele Furtado