CIES no Território Entre Rios tem primeira reunião na IV CRS A reunião aconteceu nesta quarta-feira (16)

A IV Coordenação Regional de Saúde do Piauí sediou, na manhã desta quarta-feira, 16, a primeira reunião  da Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço (CIES). Instituída para o desenvolvimento da política de educação permanente em saúde, a CIES no Território Entre Rios e Estadual é uma estrutura consultiva e propositiva criada, a partir do Pacto pela Saúde, para a deliberação sobre cursos e projetos de educação em saúde.

Participaram da reunião o coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Oliveira; técnicos que constituem a Coordenação da Secretaria Executiva da CIES; componentes da Comissão da CIES e os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, Maria de Jesus Dias de Araújo, Maria Gorete Ferreira e Solange Passos.

Com o objetivo de acompanhar os processos de trabalho da Política de Educação Permanente em Saúde desenvolvido através da Comissão, coordenada pela Secretaria Executiva da CIES, foram discutidos durante o evento os procedimentos adotados em etapas de construção das CIES do Território e no Estado, fazendo uma retrospectiva das atividades desenvolvidas e sobre os desafios para os avanços.

De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Oliveira, a comissão tem um importante papel centralizador das propostas e projetos para a formalização e avaliação da educação permanente. “A comissão é uma forma de legitimar todos os cursos, capacitações e especialização, conforme a demanda dos municípios”, afirma.

Vinícius acrescentou ainda, que também é uma oportunidade de envolver entidades executoras e direcionar os cursos conforme as definições regionais. “O CIES é mais uma instância que refletirá a demanda social, orientando a distribuição de recursos e propondo diretrizes para a realização dos projetos”, aponta.

Com a CIES em atividade, as propostas de educação permanente passam a seguir o seguinte fluxo: deliberação nas comissões microrregionais, avaliação e aprovação na comissão estadual e, por fim, a validação e pactuação na Comissão Intergestores Bipartite. Assim, segundo Vinícius Oliveira, espera-se que a CIES no Território Entre Rios e Estadual funcione como um caminho para “não haver mais obstáculos para a tomada de decisões”, criando um ambiente prático para a aplicação de uma política de desenvolvimento mais articulada e consensual.