Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV recebeu 789 pacientes transferidos de janeiro a maio
Dos 558 transferidos do HUT, 127 foram para ortopedia, 110 para a neurologia, 87 para a urologia e 71 para a médica
HGV recebeu 789 pacientes transferidos no período de janeiro a maio de 2012, sendo 558 do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), 139 de outras unidades de Teresina e 92 de Unidades de Saúde do interior do Estado. O Relatório de Pacientes Transferidos aponta que a maioria foram para as clínicas ortopedica, neurológica, para urologia e médica. Segundo o diretor do Hospital, todos pacientes eram graves e de alta complexidade.
Dos 558 transferidos do HUT, 127 foram para ortopedia, 110 para a neurologia, 87 para a urologia e 71 para a médica, os demais para as clinicas cirúrgica, vascular, cardiológica ginecologica e outras.
Os pacientes transferidos de outras unidades de saúde de Teresina somaram 139, sendo a maioria para a clinica médica. Os pacientes transferidos do interior do Estado, foram 92, sendo 83 para ortopedia, dois para a clinica médica, três para a cirúrgica, dois para a cardiológica e dois para a urologia.
Segundo o diretor geral do HGV, Carlos Iglezias, as recomendações do Ministério Público Estadual é que os pacientes internados nos hospitais do interior deverão ser transferidos para o HGV, obedecendo aos seguintes critérios: Os pacientes deverão estar internados em hospitais públicos do Estado do Piauí; o representante da Unidade entrará em contato com o serviço social do HGV, para fazer a intermediação entre as clinicas de diversas especialidades.
Após a confirmação da vaga no HGV, os hospitais do interior, encaminharão os pacientes com Guia de Transferência e ou/relatórios médicos, acompanhados de exames complementares, cartão do SUS e documentos de identificação do paciente.
Os pacientes deverão ser transferidos de segunda a sexta, sendo recepcionados pelo Serviço Social, que estará de posse dos nomes dos pacientes, clínicas onde ficaram internados e hospitais de origem.