Alcoolismo no trabalho foi  tema de palestra da Semana Científica Tânia Maria Fortes Miranda, proferiu na manhã dessa quinta-feira, (17)

Como parte da programação do quarto dia da Semana Científica do Serviço Social do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a coordenadora de Atenção ao Alcoolismo da Agespisa,  assistente social Tânia Maria Fortes Miranda, proferiu na manhã dessa quinta-feira, (17), no auditório do Hospital, a palestra "Alcoolismo no Ambiente de Trabalho´".

A assistente social fez uma análise dos vários problemas provocados pelo vício do álcool no ambiente de trabalho, como acidentes, queda na produtividade e qualidade no trabalho, absenteísmo (ausência do trabalho), transferências, dentre outros. Segundo ela, o alcoolismo é uma doença grave e que  deve ser tratada com o acompanhamento de profissionais especializados.

"Os prejuízos provocados pelo alcoolismo vão além da autodestruição do alcoólico, do sofrimento da família, pois o álcool é uma droga alteradora de comportamento, com conseqüências de grande gravidade, tornado-o um dos maiores problemas de saúde pública e sócio-econômico´", enfatizou.

A supervisora do Serviço Social do HGV, Ildeth Carvalho, explica que desde 2005 o HGVl já desenvolve o Programa Servidor Saudável, voltado para funcionários que passam por esse problema. "Mediante uma avaliação anual, identificamos e encaminhamos para tratamento os possíveis casos de alcoolismo existentes entre os funcionários, tudo com o devido acompanhamento e supervisão do Serviço Social", finaliza.

Nesta sexta-feira, (18), no encerramento da Semana, haverá uma  palestra sobre drogadição, com o médico e membro da Equipe Técnica de Tabagismo do Hospital Universitário  da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Francisco Teixeira Andrade, e com Graça Murada,  assistente social do HGV.

Por Solinan Barbosa