“Dia Mundial de Doação de Leite Humano” é lembrado no PI O evento contou ainda com a colaboração de mães doadoras

O banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa- MDER chamou atenção, neste sábado (19), para a doação do leite materno em uma manhã de atividades na área de lazer da Ponte Estaiada. A mobilização aconteceu em prol da criação do “Dia Nacional de Leite Humano”, que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde no dia 19 de maio.

A partir de agora, anualmente a data será celebrada em todo o mundo como uma forma de chamar atenção para importância do aleitamento materno e da doação desse alimento. Uma oportunidade para sensibilizar a população para este ato de solidariedade, que tem salvado a vida milhares de bebês que nasceram prematuros ou não podem receber o alimento da própria mãe. Na Maternidade Dona Evangelina Rosa, cerca de 80 crianças se alimentam, diariamente, do leite que é doado.
 
Durante o evento, a equipe do Banco de Leite abordou a população que fazia caminhada na Avenida Raul Lopes e prestou informações sobre aleitamento materno, doações, alimentação saudável, além de serviços como avaliação física. Também foi reforçada a campanha "Faça Parte do Clube 2 X mãe" de incentivo à doação, lançada em janeiro pelo diretor da maternidade, Francisco Martins. 
 
O evento contou ainda com a colaboração de mães doadoras que prestaram depoimento sobre a importância de doar o leite excedente. É o caso de Elisamar Moraes, mãe da pequena Emily, de sete meses, que coleta leite semanalmente e envia para a MDER. “Eu tinha muito leite e como eu via que na maternidade tinha muitas crianças que precisavam, eu me sensibilizei e decidi ajudar aquelas mães que infelizmente não podem amamentar seus filhos”, diz a mãe que não mede esforços para incentivar as mulheres que sejam potenciais doadoras.
 
Para a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz, a instituição da data é positiva a partir do momento que leva informações à população, que pode atuar como agente multiplicador desta causa. “Quando levamos o conhecimento para aqueles que não sabem ainda da atuação do Banco de Leite, nós estamos agregando pessoas em prol da nossa causa”, diz.
 
A ação teve o apoio institucional da Rede Fiocruz, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).
 
Toda mulher saudável que estiver amamentando pode se tornar uma doadora. O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa oferece todo o suporte, com informações de como fazer a extração do leite e entrega do Kit de coleta. Para as mulheres que não podem ir até a maternidade, o Banco de Leite recolhe o material em domicílio. O telefone para contato é 0800-280-2522.