Seis  cirurgias  foram realizadas durante a  primeira etapa do mutirão de postectomia (cirurgia para a correção da fimose) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que aconteceu na última sexta-fera, (18).  Os procedimentos foram realizados por uma equipe médica da Clínica Urológica do HGV, formada pelos profissionais Alesse Ribeiro, coordenador da Clínica, Gonçalo Vilarinho e José Lages.
 
Segundo Alesse Ribeiro, a postectomia é indicada quando o prepúcio não consegue se retrair para expor a glande, provocando dor quando o pênis está em ereção e facilitando o acúmulo de secreções que podem levar ao surgimento de um processo inflamatório da glande e prepúcio, ou mesmo de infecções urinárias, possibilitando a evolução de quadros mais graves. 
 
´´O procedimento cirúrgico tem uma duração média de 30 a 40  minutos, e a recuperação é rápida no que diz respeito à volta ao trabalho, já que não há necessidade de internação do paciente no período pós-operatório´´, completa.
 
As próximas etapas estão marcadas para acontecer nos dias  25 de maio e 01 de Junho. Os interessados em participar devem procurar o Serviço Ambulatorial de Urologia do HGV, localizado no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul).
 
A ação faz parte das atividades do X Congresso Norte-Nordeste de Urologia, que será realizado em Teresina no período de 7 a 9 de Junho. O Congresso é um evento oficial da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e está sendo organizado pela seccional Piauí.