Médico Ernani Maia é o novo Secretário de Saúde Ernani de Paiva Maia é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí

O médico Ernani de Paiva Maia é o novo Secretário de Saúde do Estado. Ele assume o cargo no lugar de João Batista Cavalcante, que estava como interino desde o desligamento da ex-deputada Lilian Martins, em abril. Ernani Maia era o atual Superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi.

Ernani de Paiva Maia é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-1986). É membro diplomado da Sociedade Brasileira de Fisiologia Humana e Especialista em Endoscopia Digestiva e em Gastroenterologia, sendo Membro Titular das duas sociedades. Atuou profissionalmente no Serviço Social da Indústria (SESI), Hospital de Urgências do Dirceu Arcoverde, Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Maria e Hospital Casa Mater. É Professor Assistente de Fisiologia Humana para Medicina do Departamento de Biofisica e Fisiologia da UFPI desde 1987. Presidiu a Sociedade de Gastroenterologia do Piauí, no periodo de 1995 e 1996. Nessa mesma época presidiu também a Comissão de Ética e Defesa Profissional da SOBED - Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - Capitulo do Piauí.

Atuou, ainda, na Fundação de Seguridade Social (GEAP- Medico Auditor, durante 15 anos), e na Associação Piauiense de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). É o atual subchefe do Departamento de Biofísica e Fisiologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, dentre outras atuações e funções exercidas na área médica. Ernani é, também, um dos autores do livro Gastrite Luética: uma Complicação Rara de Sífilis.

“Assumimos, nesse momento, a Secretaria de Saúde  após 2 anos de intenso trabalho de diagnóstico e estabelecimento de diretrizes e metas, já em andamento e com avanços significativos em setores, tais como: Assistência Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Controle e Avaliação, Organização Hospitalar e Incremento no setor de Transplante de Orgãos. Destacam-se também os avanços nas políticas de atenção primária e vigilância em Saúde e nos Centros de Hemoterapia por todo o Estado”, disse o novo secretário.

Segundo ele, sua gestão dará continuidade ao estilo de trabalho em equipe implantado pelo Governo Wilson Martins envidando todos os esforços para o cumprimento das metas estabelecidas para o ano. Entre elas estão a edificação em prazo médio de 2 anos do Centro Materno Infantil e Hospital Geral de Picos, além da implantação de novo modelo de prática assistencial hospitalar na figura do médico hospitalista e a implantação da teleradiologia e telecardiologia em todos os hospitais do interior, tendo como central de referenciamento o Hospital Getúlio Vargas.

De acordo com Ernani, é meta ainda da Sesapi a implantacao do sistema móvel de diagnóstico em tomografia e mamografia, já em fase de licitação, visando atendimento em todo o estado.

“Vamos trabalhar também para a implantação do transporte sanitário de pacientes, fazendo interface entre atenção primaria e atenção secundaria, de forma eficaz e digna e, ainda, a implantação do sistema de gestão hospitalar informatizada nos maiores hospitais e a criação de leitos próprios para cuidados continuados integrais para pacientes crônicos em qualquer faixa etária”, finaliza.
 
No lugar de Ernani Maia na Superintendência de Assistência à Saúde, assume o infectologista e professor, Pedro Leopoldino.