Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilância San. fiscaliza comércio e serviços de saúde em Pedro II
A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção a saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária
Equipes da Vigilância Sanitária do Piauí começaram hoje (28), os trabalhos de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras, frigoríficos e mercado público), hotéis, motéis, pousadas e serviços de saúde que vão atender os turistas durante a 9ª edição do Festival de Inverno em Pedro II, que começa no dia 7 de junho.
A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção a saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária, em parceria com as VISAS municipais nos principais eventos do Estado, a exemplo dos festivais em Castelo do Piauí, Luis Correia, Batalha, São João do Piauí, entre outros. “Nosso objetivo com essa ação é diminuir e prevenir os riscos a saúde da população, dando uma maior segurança para os turistas que vão freqüentar o festival”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
Durante as inspeções, serão avaliados itens como a estrutura física dos estabelecimentos, instalações sanitárias, transporte e destino final dos resíduos, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios, produção e acondicionamento dos alimentos crus e preparados e a higiene dos manipuladores (uniformes, atestado de saúde dos funcionários, entre outros).
Os ambulantes também serão fiscalizados. “O trabalho com os ambulantes é feito com o município. Eles são devidamente cadastrados e recebem orientações sobre os cuidados que devem ter com a higiene”, afirmou a gerente controle de serviços e produtos da DIVISA, Carmem Mascarenhas.
Os locais que não atenderem as recomendações da Vigilância Sanitária serão notificados para regularização. “Dependendo das notificações, o prazo será estipulado conforme com os riscos encontrados, mas a cada ano, a gente tem percebido uma melhora nos estabelecimentos, de acordo com as normas sanitárias”, ressaltou a gerente.
Por Cyntia Veras