Equipes da Vigilância Sanitária do Piauí começaram hoje (28), os trabalhos de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras, frigoríficos e mercado público), hotéis, motéis, pousadas e serviços de saúde que vão atender os turistas durante a 9ª edição do Festival de Inverno em Pedro II, que começa no dia 7 de junho.

A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção a saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária, em parceria com as VISAS municipais nos principais eventos do Estado, a exemplo dos festivais em Castelo do Piauí, Luis Correia, Batalha, São João do Piauí, entre outros. “Nosso objetivo com essa ação é diminuir e prevenir os riscos a saúde da população, dando uma maior segurança para os turistas que vão freqüentar o festival”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Durante as inspeções, serão avaliados itens como a estrutura física dos estabelecimentos, instalações sanitárias, transporte e destino final dos resíduos, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios, produção e acondicionamento dos alimentos crus e preparados e a higiene dos manipuladores (uniformes, atestado de saúde dos funcionários, entre outros).

Os ambulantes também serão fiscalizados. “O trabalho com os ambulantes é feito com o município. Eles são devidamente cadastrados e recebem orientações sobre os cuidados que devem ter com a higiene”, afirmou a gerente controle de serviços e produtos da DIVISA, Carmem Mascarenhas.

Os locais que não atenderem as recomendações da Vigilância Sanitária serão notificados para regularização. “Dependendo das notificações, o prazo será estipulado conforme com os riscos encontrados, mas a cada ano, a gente tem percebido uma melhora nos estabelecimentos, de acordo com as normas sanitárias”, ressaltou a gerente.

Por Cyntia Veras