Sistema de Transporte em Saúde é apresentado em Teresina O seminário está previsto para ter inicio às 8h no auditório do HGV

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais estarão em Teresina no dia 31 de Maio para mostrar aos piauienses o benefício do Sistema de Transporte em Saúde. O serviço, considerado uma experiência exitosa, já que integra municípios de microrregiões, foi implantado naquele estado em 2005. O seminário está previsto para ter inicio às 8h no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Os pacientes que têm a necessidade de se deslocar para outras cidades em busca de consultas e exames são transportados através de veículos, tipo microonibus equipados com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e são monitorados via GPRS e um agente de viagem capacitado para repassar as informações necessárias de sua viagem.

“A Sesapi tem definido metas que fortaleçam a Rede de Atenção em Saúde, com investimentos na melhoria de acesso e no processo de descentralização e integração de ações e serviços de saúde. Um desses investimentos passa por um apoio logístico eficiente. Esse transporte vai fazer interface entre atenção primaria e atenção secundaria, de forma eficaz e digna para o paciente”, afirma o secretário de Saúde, Ernani Maia.

De 2005 a 2011, Governo de Minas Gerais através deste projeto já entregou 499 microonibus aos 47 Consórcios Intermunicipais de Saúde nas 59 microrregiões de saúde do estado, investindo mais de R$ 97,8 milhões com cobertura de mais de 8,1 milhões de habitantes em 524 municípios.

Através do sistema de gestão do SETS pode-se acompanhar a oferta do transporte em cada região do estado. De janeiro a dezembro de 2011 mais de quatorze milhões de quilômetros já foram rodados pelos veículos, transportando cerca de 1.8 milhões pessoas com segurança e eficiência.

Deverão participar do evento representantes do Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Detran, Polícia Rodoviária Federal, além de representantes dos Territórios Planície Litorânea, Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Entre Rios. Estas localidades devem ser as primeiras a implantar o serviço.