As palestras e debates estão sendo realizadas no auditório do Colégio Santo Antonio
Começou ontem e vai até esta quarta-feira (06), o Seminário de Mobilização da Tuberculose para médicos e enfermeiros do Território do Vale do Sambito.
Realizado pela coordenadoria da 7ª Regional, na cidade de Valença, em parceria com a secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o treinamento pretende levar a cerca de 50 profissionais vários temas relacionados a doença como os aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento, situação epidemiológica, registro de dados e fluxo da informação dos casos diagnosticados, dentre outros assuntos.
Segundo a Coordenadora da 7º Regional, Fátima Coelho, durante os dois dias de evento será possível identificar quais as maiores dúvidas das equipes por meio de uma metodologia interativa, que avalia o conhecimento geral dos participantes em uma dinâmica de perguntas e respostas. “Realizamos este seminário com o objetivo de capacitar nossos profissionais e conseqüentemente oferecer melhor atendimento aos pacientes desta região”, destacou.
As palestras e debates estão sendo realizadas no auditório do Colégio Santo Antonio, em Valença e conta com Técnicos e profissionais da Sesapi como a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis- DT/Aids, Karina Amorim.
A coordenadora explica que os seminários sobre a Tuberculose realizados em todo o Estado reforçam a campanha do Ministério da Saúde que vem investindo dentre outras medidas, principalmente na qualificação dos profissionais de saúde. “O Brasil já é referência no combate a tuberculose e a Sesapi, através do Governo Federal vem mostrando que está investindo em qualificação profissional para que estes casos diminuam cada vez mais”, destacou.
O Brasil é referência internacional no controle da tuberculose. O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde oferece à população tratamento até a cura com o objetivo de impedir a transmissão.