Sesapi leva teste rápido do HIV aos Festejos de Campo Maior Testes sendo realizados em Campo Maior

Aproveitando a grande movimentação de pessoas nos Festejos de Santo Antonio, em Campo Maior, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a 5ª Coordenação Regional de Saúde, com sede em Campo Maior, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, levaram para o município o teste rápido para Aids, Sífilis e Hepatite B e C. A ação foi implantada através do projeto “Fique Sabendo”, idealizado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da realização desses exames.

Segundo o coordenador da 5ª Regional de Saúde, Denílson Fortes, o teste rápido é uma novidade para o interior do Estado, pois, ao mesmo tempo em que oferece uma importante oportunidade, retira as dúvidas sobre o teste de Aids, bem como as falsas informações de que se trata de algo complicado e com custo elevado. “Agora, tudo ficou mais fácil, pois esses testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo; trazem à população exames com padrão de qualidade do Ministério da Saúde”, destacou Denílson.
 
Como é realizado o teste

O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes e depois do teste. Primeiramente, o sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. 
 
Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. 
Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, o teste rápido é utilizado na maior parte das ações do “Fique Sabendo”, principalmente, pela agilidade e praticidade.
 
 
Por Adrianno Magno