Teve início na manhã desta terça-feira, 12 de junho no auditório do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, uma capacitação em Manejo Clínico em Tuberculose. A ação é uma realização conjunta da Coordenação de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado, IV Regional de Saúde e 6ª Gerência Regional.
A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros dos 31 municípios jurisdicionados a IV CRS, que atuam na rede de saúde nas áreas técnicas do programa de controle da doença, visando atualizar e capacitar os profissionais na execução das ações de promoção, prevenção e controle da tuberculose a partir do diagnóstico de agravo de cada paciente.
De acordo com o coordenador da IV Regional de Saúde, Vinícius Oliveiro, a capacitação é importante para a melhoria das atividades de prevenção, vigilância, diagnóstico e tratamento nos casos da doença.
“O Governo do Piauí tem compromisso em fortalecer o processo de trabalho em saúde, buscando estratégias que garantam a competência técnica dos profissionais envolvidos nas ações de controle da tuberculose, melhorando os indicadores de saúde e promovendo a qualidade de vida dos pacientes”, explica o coordenador.
Segundo Vinícius, apesar dos números positivos, das medidas de combate e controle da doença e dos avanços no tratamento supervisionado, há uma séria preocupação com a aparição de novos casos e dos pacientes que abandonam o tratamento.
“Nosso desafio é convencer os pacientes não abandonarem o tratamento, pois em todo o Estado alguns não dão continuidade ao procedimento. O MS preconiza que a taxa de abandono deve ser no máximo de 5%", informa.
A capacitação é ministrada pela consultora Técnica da Tuberculose do Ministério da Saúde, Ivone Venâncio, onde na oportunidade falou sobre o manejo dos pacientes que tem doença e como fazer com que eles mantenham o tratamento até o final. Também ainda dentro da programação foi relatado os principais problemas detectados no tratamento, como também os aspectos clínicos, diagnóstico, situação epidemiológica, biosegurança, registro de dados e fluxo da informação dos casos diagnosticados.
O evento prossegue até hoje, quarta-feira, 13 de junho durante todo dia.