No último dia do treinamento sobre a Talidomida, a programação continuou na manhã desta quarta-feira (13), com a apresentação da RDC nº 11/2011, que trata dos novos controles referentes ao medicamento e que vai garantir maior rigor na sua prescrição e dispensação.
 
Cerca de 250 profissionais da saúde (enfermeiros, médicos, farmacêuticos, entre outros) estão participando do evento, que segue durante todo o dia.  “Esta sendo uma discussão bastante produtiva, as pessoas estão participando, tirando suas dúvidas e entendendo o que está sendo dito pela ANVISA, para posteriormente colocar em prática os conhecimentos obtidos aqui, e assim, evitar os riscos do uso indevido desse medicamento”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves. 
 
Entre as principais exigências da nova RDC, estão o credenciamento e o cadastramento das unidades públicas dispensadoras e dos prescritores de medicamentos a base de talidomida na autoridade sanitária competente, os novos receituários, a responsabilização pelo uso indevido, devolução, descarte e fiscalização do medicamento. 
 
No turno da tarde, o especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da ANVISA, Dr. Sidarta Figueiredo, fará a apresentação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O SNGPC captura e trata informações sobre o comércio e uso de substâncias ou medicamentos sujeitos ao controle especial. Esses produtos contém substâncias que podem causar dependência química ou tem um maior risco na sua utilização, como é o caso dos psicotrópicos, entorpecentes, anabolizantes, entre outros.
 
Por Cyntia Veras