Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos profissionais da IV Coordenação Regional de Saúde, uma parceria foi firmada com a Agespisa para ajudar na implantação do grupo de apoio aos servidores com dependência química do álcool. 

O projeto implantado há 20 anos na Agespisa trabalha com o controle da dependência de álcool e outras drogas e tem ajudado a resgatar a dignidade e a qualidade de vida de muitas pessoas que enfrentaram graves problemas financeiros e de saúde em decorrência do vício. Atualmente, o programa registra um índice de recuperação de 70% dos empregados participantes. 
 
De acordo com Vinícius Oliveira, coordenador da IV Regional de Saúde, a idéia surgiu em função da necessidade de dar apoio aos servidores que sofrem com problemas relacionados à dependência química, responsável, entre outros, por ausência e licenças médicas “Esse cenário foi discutido por nós profissionais da saúde, na busca de uma estratégia para apoio aos trabalhadores com problema com o álcool, acreditamos que a partir do momento em que acontecer a sensibilização dos usuários, para a busca de tratamento, conquistaremos a adesões para a formação de um grupo de apoio e reabilitação no espaço de trabalho”, afirma.   
 
Na IV Regional as atividades vão ser desenvolvidas com apoio de assistentes sociais e psicólogos “Estamos preparados para desenvolver mais uma ação, sabemos que o alcoolismo não afeta apenas a vida pessoal do usuário e da sua família, os sinais de que algo vai mal também começam a aparecer no cotidiano de trabalho, interferindo na vida profissional”, afirma Vinicíus. 
 
O coordenador acrescentou ainda que a equipe está se mobilizando no sentido de ficar atento aos indícios “Vamos desenvolver vários tipos de atividades e entraremos em ação sempre que identificarmos algum funcionário que precise de ajuda. A partir do histórico, do comportamento, é possível identificar que algo não vai bem. Procuraremos aquela pessoa, para tentar convencê-l a buscar apoio e participar do nosso grupo”, esclarece. 
 
O trabalho tem como base a atuação do GRA (Grupo de Recuperação da Agespisa), e segue a filosofia dos Alcoólicos Anônimos -AA, as reuniões acontecerão uma vez por semana onde os participantes trocam experiências e apóiam uns aos outros. Nos encontros, também serão discutidos conceitos de dependência química e qualidade de vida, dentre outros temas de interesse, assim como serão realizadas dinâmicas de grupo e atividades terapêuticas com o psicólogo.