A Vigilância Sanitária do Estado do Piauí realiza no próximo dia 26, em Teresina, o II Seminário Estadual de Resíduos dos Serviços de Saúde. Com o tema “Uma responsabilidade socioambiental”, o objetivo do evento é mobilizar os geradores de serviços de saúde para a importância da implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, visando à proteção do meio ambiente e da saúde da população, atendendo assim, a legislação sanitária e ambiental em vigor.
 
O Seminário vai acontecer no Diferencial Buffet, a partir das 8h e deve reunir gestores de saúde e vigilâncias sanitárias municipais e diretores de estabelecimentos de saúde em geral.  
 
Uma das discussões do evento será sobre o descarte de medicamentos, que ainda são feitos de forma irregular por alguns geradores desses tipos de resíduos.  Essa é uma preocupação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que motivou a realização do Seminário pelo alto montante de descartes de medicamentos feitos juntos com os resíduos comuns.
 
O descarte quando realizado de maneira irregular, pode causar riscos para a população e também para o meio ambiente. “Pode haver a contaminação do solo e recursos hídricos, como rios, lagoas, açudes, entre outros e que conseqüentemente ocasionam danos para o meio ambiente e para a saúde humana”, explicou a fiscal sanitária da DIVISA, Francisca Oliveira
 
As inscrições para participar do II Seminário Estadual de Resíduos dos Serviços de Saúde deverão ser confirmadas até o dia 22 de junho, através do fone 3216 3662 ou pelo email visapiaui@yahoo.com.br
 
Por Cyntia Veras