No segundo dia do 1º Hérnia Piauí, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), o cirurgião paulista, Marcelo Furtado, falou sobre a cirurgia de hérnia realizada com a colocação de prótese (tela) através de videolaparoscopia. Segundo o diretor do HGV, Carlos Iglézias, trata-se de uma técnica minimamente invasiva, que proporciona ao paciente uma rápida recuperação. Nesta sexta-feira (22) mais oito pacientes serão operados.

O cirurgião Marcelo Furtado explica que a tela é um material protético, cujo objetivo é funcionar como um remendo sobre o orifício da hérnia, ocluindo-o por completo e deixando o reparo da hérnia sem tensão nos pontos. O que diminui a chance de recidiva da hérnia. “Atualmente, a grande maioria dos estudos científicos recomenda o uso da tela no reparo das hérnias por resultar em menores índices de recidiva (retorno da hérnia)”, explicou.
 
De acordo com o diretor do HGV e coordenador do evento, Carlos Iglézias, existem duas finalidades: “trazer cirurgiões de fora, com experiência no manuseio de novas técnicas através da videolaparoscopia e colocá-las à disposição dos nossos cirurgiões, para que possam aplicá-las e realizarem mutirões aos sábados. A segunda é reduzir a demanda reprimida de pacientes com o problema, que estão na fila de espera no Ambulatório do HGV”, ressaltou.
 
Marcelo Furtado explica que a cirurgia de hérnia através da videolaparoscopia representa um avanço da técnica cirúrgica e tem proporcionado excelentes resultados. “Através de três pequenos orifícios, utilizando-se uma videocâmera, corrigimos o orifício herniário, através da interposição de um material protético (tela), com excelente resultado estético, menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades profissionais”, justifica.
 
Carlos Iglézias ressalta que a Hérnia é a segunda maior causa de cirurgias no serviço público, só perdendo para cirurgias de vesículas, e, por isso, o HGV está realizando o treinamento de seus profissionais. “Existe uma demanda reprimida muito grande”, ratifica.
 
O que são Hérnias?

As Hérnias são tumorações palpáveis que aumentam de volume aos esforços físicos, como, por exemplo, tosse e levantamento de peso. São ocasionadas pela migração de tecidos através de defeitos nos sistemas de contenção, por exemplo, músculo-aponeuróticos.
 
Na área específica de cirurgia geral, as Hérnias podem ser: Hérnias Umbilicais (no umbigo), Epigástricas (acima do umbigo), Inguinais (nas virilhas), Incisionais (em incisões cirúrgicas), e todas podem ser corrigidas por videocirurgia.
 

Por Fátima Oliveira