Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital do Mocambinho vai receber prêmio nacional
A honraria, concedida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), será entregue na segunda-feira (25)
O Hospital do Mocambinho Referência AD vai receber o diploma “Mérito pela valorização da vida”. A honraria, concedida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), será entregue na segunda-feira (25) durante a abertura da Semana Estadual de Atenção e Prevenção ao uso e abuso de drogas, promovida pela Coordenadoria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
A solenidade de abertura da Semana, que leva o tema "Um Novo Olhar", está prevista para as 8h, na Praça da Bandeira, centro de Teresina. Quarenta estandes serão espalhados no local com todos os serviços de atenção integral aos usuários e familiares que sofrem com uso indevido de drogas.
Foi justamente a excelência desses serviços que levou a SENAD premiar o Hospital do Mocambinho. Fundado em 26 de novembro de 1983, a unidade de saúde realiza atendimentos de média e alta complexidade como tratamento de intoxicação aguda em usuários de álcool, crack e outras drogas, tratamento da síndrome de abstinência do álcool e outras drogas, tratamento de dependência do álcool, internação para tratamento de pacientes com transtornos mentais devido ao uso de cocaína e derivados.
“O Ministério da Saúde, considerando a necessidade de estruturação e fortalecimento de uma rede de Hospitais Gerais para compor a rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas, resolveu habilitar, através da Portaria N° 704 de 26 de novembro de 2.008, e pela Portaria 704 de 17 de dezembro de 2011, o Hospital do Mocambinho com o Serviço Hospitalar de Referência para a Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas”, explica o diretor do hospital, José Maria de Macedo.
Segundo o diretor, o hospital conta com setor de urgência 24h, trinta leitos para tratamento de clínica médica, serviço de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas, este com dez leitos.
“Temos uma equipe multiprofissional trabalhando composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, médico clínico geral e psiquiatra. Ofertamos ainda, dentre outras ações, consultas em clínica geral nas especialidades de ginecologia, pediatria, cardiologia, cardiopediatria, pneumologia, psiquiatria, psicologia e nutrição, além de exames de Raios X, Eletrocardiograma, Ultrassonografia e coleta de material para exames laboratoriais”, destaca Macedo.
O Serviço Hospitalar de Referência para a Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas do Hospital do Mocambinho está entre os primeiros no país a ser habilitado pelo Ministério da Saúde. “Somos a única referência na Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas no Estado do Piauí; desenvolvemos atividades na capacitação de profissionais da Rede Psicossocial; pesquisa na área de álcool, crack e outras Drogas, dentre outras ações”, afirma.
Entre março de 2010 e 2012 o hospital atendeu 1.230 pacientes usuários de Álcool, crack e outras Drogas. 75% são do sexo masculino.