Seminário sobre Resíduos dos Serviços de Saúde começa amanhã (26) O Seminário será realizado no Diferencial Buffet, a partir das 8h

Acontece amanhã (26), em Teresina, o II Seminário Estadual de Resíduos dos Serviços de Saúde. O evento é uma realização da Vigilância Sanitária do Estado do Piauí e tem como objetivo mobilizar os geradores de serviços de saúde para a importância da implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, visando à proteção do meio ambiente e da saúde da população, atendendo assim, a legislação sanitária e ambiental em vigor.

O Seminário será realizado no Diferencial Buffet, a partir das 8h e deve reunir gestores de saúde e vigilâncias sanitárias municipais e diretores de estabelecimentos de saúde em geral. 

Uma das discussões do evento será sobre o descarte de medicamentos, que ainda são feitos de forma irregular por alguns geradores desses tipos de resíduos.  Essa é uma preocupação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que motivou a realização do Seminário pelo alto montante de descartes de medicamentos feitos juntos com os resíduos comuns.

O descarte quando realizado de maneira irregular, pode causar riscos para a população e também para o meio ambiente. “Pode haver a contaminação do solo e recursos hídricos, como rios, lagoas, açudes, entre outros e que conseqüentemente ocasionam danos para o meio ambiente e para a saúde humana”, explicou a fiscal sanitária da DIVISA, Francisca Oliveira.

As inscrições para participar do II Seminário Estadual de Resíduos dos Serviços de Saúde deverão ser confirmadas através do fone 3216 3662 ou pelo email visapiaui@yahoo.com.br